Vigilância
 Epidemiológica

Destaque

Você está em:

Ir para página inicial Ir apra página de pesquisa  Clique a tecla [BACKSPACE] para voltar   Clique [Ctrl] seguido de  [p] para imprimir esta página

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria de Saúde, setor de Vigilância Epidemiológica, coletou no dia 24 deste mês, cerca de 6.000 pneus na cidade de Alfenas, em mais uma ação de prevenção da dengue no município. A coleta foi realizada pelos servidores da prefeitura em borracharias, revendedoras, terrenos baldios, comércios e residências.

O mutirão pretende promover sensibilização da população quanto à importância de manter o terreno e casa limpos para prevenção da dengue e de outras doenças.

Os servidores recolhem os pneus coletados de forma a impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, a população poderá identificar e remover possíveis focos do mosquito. A prefeitura trabalha constantemente para impedir a circulação do mosquito na cidade e prevenir possíveis doenças.

As ações da prefeitura, através dos agentes de endemias do Setor de Controle de Zoonoses trabalham em conjunto com os presidiários que fazem parte do Programa de Ressocialização Vida Nova e carregaram uma carreta com pneus que já não tinham mais utilidade.

Os pneus foram doados a Reciclanip da cidade de São Paulo, que é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental que serão destinados a empresas de trituração ou queima.

Os pneus seguiram também para o Grupo Votorantim da cidade de Itaú, Minas Gerais, que servirão de combustível alternativo para a fornalha de queima de cimento, onde a empresa respeita todas as leis ambientais durante o processo de queima.

Pneus inservíveis/Reciclagem

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como revenda de pneus e borracharia ou entrar em contato com a Prefeitura através do telefone 3698-2213.
No Brasil, uma das formais mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

"O nosso principal objetivo é de não deixar esses pneumáticos em locais abertos que possam ter contato com água, evitando assim que venham a servir de foco de larvas do mosquito transmissor da dengue o Aedes aegypti", explicou a Coordenadora de Controle de Zoonoses, Luciana Ferreira Santos.

 


 

figura ilustrativa


Página atualizada em 16/04/2011 - 11:49:41

Vigilância Epidemiológica
Rua Coronel Pedro Correa, 896 - Jd Vista Alegre - CEP: 37130-000, Alfenas-MG
(35) 3698-2154 / (35) 3698-2213
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br