Vigilância
 Epidemiológica

Controle de Zoonoses

Você está em: Controle de Zoonoses > Combate à Dengue > Sobre o Aedes aegypti

Ir para página inicial Ir apra página de pesquisa  Clique a tecla [BACKSPACE] para voltar   Clique [Ctrl] seguido de  [p] para imprimir esta página

Porque é importante acabar de vez com o Aedes aegypti


O Aedes aegypti é um pernilongo que pica as pessoas durante o dia. A fêmea põe seus ovos em pequenos objetos ou locais com água limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas, caixas d’água, cisternas e outros recipientes que possam acumular água, principalmente dentro ou nas proximidades das casas.
Também encontrarmos focos do pernilongo em borracharias e depósitos de ferro velho quando os pneus e a sucata ficam expostos à chuva. Para evitar o Dengue e a Febre Amarela, transmitidas pelo Aedes aegypti, é fundamental a participação de todos no combate a esse pernilongo.
Então, mantenha as caixas d’água, cisternas e tambores bem tampados; evite deixar objetos abandonados nos quintais, porque eles podem acumular água; e mantenha as proximidades de sua casa e os lotes vagos sempre limpos, sem lixo ou entulho acumulado.

Dengue
Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida pela picada da fêmea do pernilongo Aedes aegypti. Não se pega por contato direto com uma pessoa doente ou de suas secreções, nem por meio de alimentos.
Dengue Clássico:
Os primeiros sintomas são: febre alta; dor de cabeça; dor nas articulações e na região dos olhos; náuseas; prostração; perda de apetite. Podem também aparecer manchas avermelhadas pelo corpo, pequenos sangramentos de nariz, gengiva e outros.
Dengue Hemorrágica:
A febre hemorrágica do Dengue possui os mesmos sintomas do Dengue Clássico, porém evoluem rapidamente para manifestações hemorrágicas de gravidade variável.
CUIDADO:
Na ocorrência de alguns destes sintomas, procure a Unidade de Asúde mais próxima de sua residência para que seja feita avaliação médica.
Não utilize medicamentos sem orientação médica, principalmente Aspirina, Melhoral, AAS, Sonrisal e outros que tenham como base o Ácido Acetil Salicílico.

Para maiores informações:
Setor de Controle de Zoonoses
Vigilância Epidemiológica de Alfenas – MG
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br
(35) 3698-2154 e ou (35) 3698-2213



Página atualizada em 16/04/2010 - 17:28:07

Vigilância Epidemiológica
Rua Coronel Pedro Correa, 896 - Jd Vista Alegre - CEP: 37130-000, Alfenas-MG
(35) 3698-2154 / (35) 3698-2213
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br