Vigilância
 Epidemiológica

Imunização

Você está em: Imunização > Calendários Básicos > Vacina contra Febre Amarela

Ir para página inicial Ir apra página de pesquisa  Clique a tecla [BACKSPACE] para voltar   Clique [Ctrl] seguido de  [p] para imprimir esta página

Vacina
Constituída de vírus vivos atenuados.

Como é aplicada?
Por injeção via subcutânea (sob a pele). O local mais utilizado para a aplicação é a face externa anterior ou posterior do braço.

Quem deve tomar?
Residentes em áreas endêmicas (onde há casos da doença em humanos) ou em áreas de transição (onde há circulação do vírus entre animais - macacos). A vacina deve ser dada, ainda, a todas as pessoas que pretenderem viajar para essas áreas (no Brasil ou outros países) pelo menos dez dias antes da viagem.

Quando é preciso tomar a vacina?
Conforme o calendário básico de vacinas, os bebês devem ser vacinados aos nove meses e as demais pessoas a partir dessa idade. A vacina protege o organismo apenas por dez anos. Portanto, é necessário tomar uma nova dose da vacina a cada dez anos.

Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra a febre amarela, doença infecciosa causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. O Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela, causando a febre amarela urbana. A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, em regiões fora das cidades.
É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, levar à morte.

Não se deixe enganar!
A crença popular leva muita gente a acreditar que a vacina não pode ser tomada em algumas situações, o que é falso. As vacinas podem e devem ser tomadas mesmo quando a pessoa (criança, adolescente, adulto ou idoso) estiver

Onde posso tomar esta vacina?
Ambulatório Municipal Aparecida
Ambulatório Municipal São Vicente
Ambulatório Núcleo de Saúde CAIC
PSF – Santos Reis
PSF Pinheirinho/Sta Clara
PSF – UNISAÚDE
PSF Jd Nova América
PSF Boa Esperança

Para maiores informações:

Vigilância Epidemiológica de Alfenas – MG
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br
(35) 3698-2154




Página atualizada em 17/04/2010 - 14:02:05

Vigilância Epidemiológica
Rua Coronel Pedro Correa, 896 - Jd Vista Alegre - CEP: 37130-000, Alfenas-MG
(35) 3698-2154 / (35) 3698-2213
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br