Vigilância
 Epidemiológica

Imunização

Você está em: Imunização > Calendários Básicos > Crianças > Tetravalente (DTP+Hib)

Ir para página inicial Ir apra página de pesquisa  Clique a tecla [BACKSPACE] para voltar   Clique [Ctrl] seguido de  [p] para imprimir esta página

Vacina
Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite causada por Haemophilus (Vacina Tetravalente).
Combinação da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP), feita com bactérias mortas e produtos de bactérias (toxinas), com a vacina contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib), produzida com substâncias da parede da bactéria.

Como é aplicada?
Por injeção intramuscular no vasto lateral da coxa (no interior do músculo), em três doses, com intervalo de sessenta dias entre cada uma.

Quem deve tomar?
Todas as crianças menores de 1 ano.

Quando é preciso tomar a vacina?
Aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, é necessária uma dose de reforço só com a DTP e um segundo reforço também só com a DTP dos 4 aos 6 anos.

Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e o Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite.

A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas e a faringe, onde provoca placas branco-acinzentadas. Pode acontecer a obstrução total da garganta e levar à morte. É transmitida por meio de tosse ou espirro de uma pessoa para outra.

O tétano é uma infecção causada por uma toxina (substância tóxica) produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço. O tétano é uma doença grave e pode levar à morte.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca.
É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada.
Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.

A meningite é uma doença grave e pode levar à morte. Haemophilus influenzae do tipo b é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia. A doença mais grave é a meningite, que tem início súbito, com febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca (pescoço duro).

Onde posso tomar esta vacina?
Ambulatório Municipal Aparecida
Ambulatório Municipal São Vicente
PSF Jd Primavera
PSF – Santos Reis
PSF Pinheirinho/Sta Clara
PSF – UNISAÚDE
PSF Jd Nova América
PSF Boa Esperança

Para maiores informações:

Vigilância Epidemiológica de Alfenas – MG
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br
(35) 3698-2154




Página atualizada em 17/04/2010 - 14:17:59

Vigilância Epidemiológica
Rua Coronel Pedro Correa, 896 - Jd Vista Alegre - CEP: 37130-000, Alfenas-MG
(35) 3698-2154 / (35) 3698-2213
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br