Vigilância
 Epidemiológica

Análises Epidemiológicas

Você está em: Análises Epidemiológicas > Sistema de Informações > SIM > Histórico

Ir para página inicial Ir apra página de pesquisa  Clique a tecla [BACKSPACE] para voltar   Clique [Ctrl] seguido de  [p] para imprimir esta página

Histórico

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi desenvolvido e implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1975, envolvendo alguns estados que já coletavam essas informações, com o ajuste dos respectivos sistemas, e todos os municípios de capital. Essa iniciativa estava inserida no conjunto definido como básico e essencial para a criação de um sistema de vigilância epidemiológica para o país.

Em 1976 foi criado o Centro Colaborador da OMS para Classificação das Doenças em Português, mais conhecido como Centro Brasileiro de Classificação de Doenças (CBCD) com sede na USP. Desde sua criação até a presente data o CBCD vem trabalhando continuamente com o Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde e secretarias municipais de saúde em assuntos relacionados ao uso da Classificação Internacional de Doenças e Estatísticas de Mortalidade, principalmente treinamento de recursos humanos.

Em 1992, foi desenvolvido por técnicos da Fundação Nacional de Saúde/MS, e implantado nas secretarias estaduais de saúde, um sistema destinado a microcomputadores que tornava obsoletas as Planilhas para Codificação da Declaração de Óbito, uma vez que os dados passaram a ser digitados diretamente para uma tela de entrada.Isso propiciou maior agilidade ao sistema, além de sua descentralização para o estado.

Ainda com vistas a esses objetivos, a partir de 1994, passou a ser desenvolvido um novo módulo para o sistema, que automatizasse a codificação das causas básicas a partir dos diagnósticos lançados pelo médico no bloco “Atestado Médico” da DO. Esse módulo, que recebeu o nome de Seletor de Causa Básica (SCB), encontra-se já testado e em pleno funcionamento.

A continuidade da operação do SIM, com um maior volume de dados a cada ano e com o conseqüente aumento de banco de dados, ocasionou uma lentidão no sistema.

Com a detecção freqüente de problemas no programa, surgiu a necessidade de uma reformulação de todo o sistema, utilizando recursos tecnológicos mais modernos.

Em 1998, foi desenhada uma nova versão da Declaração de Óbito (DO), acompanhada do desenvolvimento de um novo aplicativo informatizado e da elaboração de manuais para sua utilização, que entraram em vigor em 1999.

Desde o ano 2000, o software do SIM vem sofrendo mudanças em sua plataforma e atualmente está na plataforma WEB com linguagem de programação ASP.

Para maiores informações:

Setor de Informações Epidemiológicas
Vigilância Epidemiológica de Alfenas – MG
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br
(35) 3698-2154




Página atualizada em 17/04/2010 - 14:45:49

Vigilância Epidemiológica
Rua Coronel Pedro Correa, 896 - Jd Vista Alegre - CEP: 37130-000, Alfenas-MG
(35) 3698-2154 / (35) 3698-2213
epidemiologia@alfenas.mg.gov.br